Imagem capa - PROFISSÕES DO FUTURO por + Gestão

PROFISSÕES DO FUTURO

Com o avanço da tecnologia, o mercado vive uma era em constantes mudanças e o futuro de algumas profissões podem estar ameaçadas, no entanto, outras possivelmente aparecerão. Muitas são as opiniões e hipóteses sobre a revolução tecnológica, mas algo em comum rodeiam nesse assunto: o mundo vai e estar em mudanças e s pessoas precisam estar preparadas par atender as exigências das empresas.


De acordo com um relatório do Center for the Future of Work, suas previsões trazem 21 profissões do futuro, entre elas, Facilitador de TI e Detetive de Dados.

Os autores do relatório mencionam que “o trabalho vai mudar no futuro, mas não vai sumir”. A equipe se baseou em macrotendências da atualidade de diversas áreas, como meio ambiente, migração, demografia e biotecnologia. Trouxe neste artigo, 10 profissões das 21 relatadas no documento. Veja a seguir as possíveis novas profissões e qual o nível de conhecimento tecnológico que elas exigem:


  • 1. Oficial de Ética de Sourcing    

O profissional desta área deve investigar, acompanhar e negociar acordos de bens e serviços para garantir quais gastos indiretos da empresa estão alinhados com os padrões de ética de seus stakeholders

Este profissional precisa ter experiência com ética em ambientes organizacionais, habilidades interpessoais e de comunicação e capacidade de trabalhar em grupo. Os diferencias dessa profissão são conhecimentos em leis, gestão pública, negócios ou filosofia. 


  • 2. Mestre de Edge Computing 

O profissional cria, mantém e protege o ambiente de Edge Computing ou livre tradução “computação na ‘borda’” (significa o limite de rede de computação em nuvem, próximo da ponte de dados). 

É necessário doutorado na área ou áreas afins. Experiências com segurança e protocolo de internet das coisas (IoT). Deve ser capaz de arquitetar e projetar ambientes de computação em nuvem ou Edge Computing


  • 3. Walker/Talker

Este é um profissional autônomo, como o motorista de Uber. Sua atividade consiste em ouvir idosos por meio de uma plataforma online e conversar com eles. De acordo com o anúncio, “sua principal tarefa como walker/talker é prestar atenção. ”

É necessário qualquer background e precisa ter mobilidade para visitar clientes em casa quando for indispensável.


  • 4. Gerente de equipe humanos-máquinas

Este profissional deve desenvolver um sistema de interação para que seres humanos e máquinas conversem melhor, o que aprimora essa equipe hibrida.

É preciso ter formação em Psicologia ou Neurociência e qualificação posterior em Ciência da Computação, Engenharia ou RH. Necessário experiência em áreas relacionadas, como machine learning ou interação entre humanos e robôs. Experiência com UI/UX é um diferencial.


  • 5. Chief Trust Officer 

Irá trabalhar com equipes de relações públicas e finanças para construir relações de confiança no setor financeiro e encorajar transparência e responsabilidade no mercado de criptomoedas.

Precisa ter experiência com bolsa de valores, blockchain e criptomoedas. Mestrado na área, conhecimentos regulatórios e perfil analítico. 


  • 6. Detetive de dados

Investiga mistérios em Big Data; “o que nossos dados estão nos contando? Que segredos contém?”. Questionam os clientes.

Precisa ter conhecimento sobre finanças, matemática e data science, no entanto, ser um cientista de dados não é tudo. Conhecimento legais são uma vantagem.


  • 7. Facilitador de TI

Este profissional explora tendências digitais e cria uma plataforma self-service automatizada para que usuários construam seus próprios ambientes colaborativos, incluindo assistente virtuais. 

Sua formação é em TI, Ciências da Computação, Engenharia, Ciências Naturais ou Administração de Empresas. Suas habilidades acercam de comunicação e liderança.


  • 8. Controlador de Estradas

Sua função é monitorar, regular, planejar e manipular espaços aéreos e estradas, programando plataformas automatizadas de IA usadas para gerenciar espaços de carros e drones autônomos.

O mais importante aqui é aptidão ao invés de qualificações e experiências anteriores. Precisa ter habilidades de comunicação e tomada de decisão, além de organização e resolução de problemas. Saber trabalhar sob pressão também é fundamental.


  • 9. Técnico de saúde assistida por inteligência artificial

Sua tarefa é examinar, diagnosticar e administrar tratamentos apropriados para pacientes, auxiliado por tecnologia e por médicos acessíveis de maneira remota.

Ter formação em Enfermagem ou similares e ter experiência anterior na área da saúde, além de habilidades interpessoais e capacidade de trabalhar sob pressão e com ferramentas digitais.


  • 10. Analista de cybercidade

Garante a segurança e funcionalidade da cidade ao garantir o fluxo saudável de dados (ambientais, populacionais, etc.) pelo sistema.

Precisa ter qualificações em Engenharia Digital, conhecimentos sobre circuitos eletrônicos e metodologias de startup enxuta e experiência com impressão 3 – D. precisa saber ler e entender dados em Analytics.      

Essas são algumas de várias profissões do futuro que segmentarão o mercado tecnológico e administrativo e as pessoas que quiserem fazer parte deste universo, precisarão estudar e se qualificar durante anos. Ou seja, o ser humano necessita se adaptar às tecnologias que as empresas estão adotando cada vez mais para otimizar processos e tomadas de decisões.


Por William Lima