Imagem capa - O FUTURO DO MARKETING por + Gestão

O FUTURO DO MARKETING


O marketing mudou bastante ao longo de décadas, principalmente com o avanço da tecnologia e criação de novas estratégias, mudando a forma de se comunicar com os clientes. No Brasil, uma tal “crise” que paralisará o país por alguns anos, no meio digital a direção deste seguimento segue para uma conectividade cada vez mais crescente.


Com o crescimento das informações na Internet, o consumidor se vê abarrotado em meio a essa explosão de dados. Isso estimula a inovação de novas tecnologias, mais inteligentes, mais autônomas, tornando a vida mais previsível e tudo sobre controle em alguns cliques.


A rápida evolução das ideias de como traçar clientes, gerar tráfego e outros objetivos alinhados ao marketing faz com que surjam novos growth hacks e as táticas de hoje, passam a ser defasadas. Atualmente, o consumidor não gosta de ver as mesmas coisas, ele quer na palma da mão, algo personalizado com base no seu comportamento.


Sendo assim, para se fazer um marketing eficiente e que consiga atingir os objetivos da empresa é necessário entender algumas tendências como o Big Data, Automação, Personalização, Chatbots, Machine Learning e Inteligência Artificial. Estas informações ajudam na hora de montar uma estratégia de ponta, pois táticas como conseguir E-mails de clientes por meio de E-books já não surtem tanto efeito quanto há dez anos atrás.


Uma das fórmulas tradicionais que ainda funcionam são o PAS (problema, agitação e solução) e o AIDA (atenção, interesse, desejo e ação), no entanto, elas ficaram ultrapassadas e precisarão ser adaptadas para surtir efeito novamente.


Em meio a isso tudo, sabe-se que o atendimento e outros valores da marca continuarão sustentando os predicados mais importantes que consolidam um posicionamento no mercado físico e digital. A Internet das coisas acompanhará cada vez mais o consumidor em seus tablets, smartphones e computadores.


Atualmente, muito se tem investido em marketing de conteúdo, que fornece um material de qualidade ao consumidor, em outros termos, é preciso usar um texto conciso e uma imagem que provoca emoções. O profissional de marketing precisa entender que o consumidor deseja, não basta apenas ter a tecnologia na mão com os melhores programas, mas a estratégia deve ser bem definida, por isso, atraia a atenção do cliente apresentando um problema que ele precisa resolver, logo após, agite o problema, mencionando sobre as consequências que isso acarretará se ele não tiver uma solução palpável. Por fim, resolva a dor de seu prospecto com passo a passo e soluções práticas, apresentando o seu produto ou serviço.


É claro que essa não é uma fórmula única. Cada empresa, cada empreendimento possui suas peculiaridades, tamanhos, valores, visão, missão, etc. Mas já é um passo a se seguir se você quer realmente entender sobre marketing para atingir o seu público-alvo.   


Por William Lima.