Imagem capa - REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS DE MARKETING por + Gestão

REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS DE MARKETING

Com o crescimento da Internet e sua popularização, um número maior de pessoas são atingidas, de diferentes classes sociais, idade, sexo. A troca de informação com outras pessoas estão cada vez mais ágil e fácil e em resultado disso, as empresas começaram a enxergar a oportunidade na Web aproximando-se de seus clientes, ampliando suas vendas e lucros.


Com o crescimento do mercado eletrônico, a adaptação do consumidor se favoreceu à comodidade das compras online, onde facilmente este cliente pode acessar produtos, promoções e serviços. A evolução do mercado eletrônico mudou totalmente o mundo dos negócios, influenciando as empresas, desde o marketing até o setor financeiro e contábil.


A mídia social é uma plataforma gratuita que é utilizada para conversar, publicar e compartilhar conteúdo online. Desse modo, as mídias e redes sociais podem ser utilizadas como canal de marketing no mercado eletrônico, sendo uma fonte de baixo custo, e nessa perspectiva, tem-se o Facebook e o Twitter.  


O Facebook é uma rede social criada em 2004 por acadêmicos de Harvard e restrito apenas aos discentes da instituição. Seu objetivo inicial era encontrar amigos e dividir opiniões e fotografias. No entanto, ganhou força e popularidade entre usuários de outras universidades e em 2014 sua expansão foi para trabalhadores de empresas e alunos secundários. Ao longo dos anos, o Facebook sofreu várias mudanças, podendo, atualmente, ser utilizada para ações e de marketing, criação de grupos e páginas promocionais. Nos dias de hoje, esta rede social é uma das ferramentas de marketing online mais utilizadas pelas empresas.


O Twitter é uma rede social que permite ao usuário utilizar 140 caracteres, sendo textos, links e envio de fotos e imagens. É mais simples que outras redes sociais, no entanto, atrativo e enquadrando na comunicação social. As empresas a utilizam de maneira mais criativa para fazer conexões e criar seguidores fiéis e estes, poderão escolher seguir ou não uma pessoa ou empresa, o que faz com que a pessoa acompanhe qualquer atualização de feed de um determinado usuário. 


O E-commerce permite fazer negócios entre empresa-consumidor ou empresas-empresas por meio da Internet. O comércio eletrônico permite diversas vantagens, como disponibilidade de ofertas 24 horas por dia, 7x na semana, diminuição de custos entre cliente e fornecedor, rapidez na divulgação dos produtos e outros.


Desse modo, o Facebook e o Twitter são duas redes sociais que podem ser utilizadas efetivamente como canal de marketing e venda online. O primeiro agrega todo tipo de usuário onde muitos podem gostar de um tipo específico de assunto e que podem criar um grupo de interesse no site. No marketing digital, esta rede social se mostra muito eficiente e eficaz, pois seu baixo custo permite atingir novos consumidores. A campanha de marketing precisa ser bem elaborada, pois um post mal interpretado poderá trazer prejuízos para a empresa.


A segunda rede social mencionada neste artigo tem um ponto positivo, pois não depende apenas de usuários sentados na frente do computador, pois seu aplicativo está presente em celulares, tablets e afins. O Twitter tem a capacidade de alcançar um grande nicho de audiência de pessoas que estão interessadas no que as empresas tem a falar e mostrar se mostrando como uma ferramenta muito útil de relacionamento direto com clientes e fornecedores.


É claro que não são apenas essas as únicas plataformas, redes sociais ou aplicativos que são utilizadas como ferramentas de marketing online, mas são as mais utilizadas por grandes empresas por trazerem grandes resultados positivos e sua utilização gera informação ao consumidor final. Dependendo de cada empresa com seus objetivos definidos, cada campanha deverá ter suas peculiaridades, pois além da informação, o post deverá chamar a atenção do cliente para alguma promoção. Isso deverá ser definido de acordo com a rede social que se utiliza para fazer o marketing digital.


Por William Lima.